FAQ

Sobre os Cursos

1Qualquer profissional pode atuar na Saúde Estética?
A Saúde Estética Avançada, que compõe técnicas complexas que envolvem a harmonização ou correção de características físicas ou biológicas do paciente, lançando mão de produtos, equipamentos e tecnologias específicas é área de atuação exclusiva dos profissionais da saúde de nível superior, que são devidamente habilitados pelos órgãos competentes ou conselhos de classe.

Já na área estética que compõe procedimentos mais simples e ligados somente ao embelezamento, realizando técnicas como limpeza de pele, massagens e depilação podem atuar esteticistas em geral, pois não há uma regulamentação específica da atividade.
2Não tenho curso superior concluído, posso fazer os cursos de aprimoramento ou a Pós-graduação em Saúde Estética Avançada do Instituto Fix?
A Pós-graduação é destinada somente para as pessoas que já possuem curso de graduação na área de saúde, concluído ou em fase de conclusão. Isso porque os cursos do Instituto Fix possuem conteúdos avançados, que trabalham técnicas de alta complexidade, como intradermoterapia, toxina botulínica e preenchimento facial.

Cursos de introdução, limpeza de pele, peeling e eletroterapia são abertos a outros profissionais.
3O curso de Pós-graduação em Saúde Estética Avançada é reconhecido pelo MEC?
Sim. O curso de Pós-graduação em Saúde Estética Avançada foi iniciado em 2018, por meio da parceria do Instituto Fix com a Faculdade CGESP, IES responsável pelo projeto pedagógico e certificação validada pelo MEC.
4Possuo curso superior na área de saúde, como saber se posso atuar em Saúde Estética?
Para que um profissional possa atuar em Saúde Estética o seu conselho de classe (Ex: Conselho Federal de Farmácia), deve emitir uma regulamentação específica sobre o tema, reconhecendo a Saúde Estética (ou termo afim) como área de atuação, especificado quais as atribuições e técnicas são de competência daquela categoria profissional, além dos pré-requisitos para o exercício da atividade. Os conselhos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia, possuem resoluções específicas que regulamentam as atividades de cada profissão.
5É exigido algum documento ou título específico para trabalhar em Saúde Estética?
Cada conselho de classe possui uma resolução que determina quais os pré-requisitos o profissional deve apresentar antes de reconhecê-lo e habilitá-lo para atuação em Saúde Estética. No geral, é exigido que a pessoa possua a pós-graduação que o certifique como especialista na área de estética. De posse do certificado de pós-graduação, o profissional deve procurar o seu conselho de classe para o reconhecimento e habilitação. Somente profissionais habilitados podem exercer legalmente as atividades relacionadas à saúde estética.
6O que é um curso de Pós-graduação? Qual a diferença para os cursos de aprimoramento?
A Pós-graduação é destinado para a complementação da graduação, conferindo ao profissional um conhecimento mais avançado em uma determinada área. Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu, também chamados de Especialização (como é o caso da Pós-graduação em Saúde Estética Avançada do Instituto Fix), são regulamentados pelo MEC e devem possuir carga horária mínima de 360 horas. Já os cursos de aprimoramento se destinam a profissionais que já atuam em determinada área e desejam aprofundar seus conhecimentos em um assunto específico. Por isso, possuem uma carga horária mais curta e caráter de treinamento.
7Tomei conhecimento que existe uma ação judicial que suspende a atuação da minha categoria profissional na área de saúde estética, ainda assim posso fazer a Pós-graduação ou os cursos de aprimoramento?
Sim. Apesar da habilitação em Saúde Estética estar condicionada à vigência das resoluções dos conselhos, não há impedimento para que o profissional ingresse ou dê seguimento ao curso de pós-graduação ou aprimoramento na área. Infelizmente, temos visto de uma forma muito frenquente brigas judiciais entre categorias profissionais onde, eventualmente, a justiça defere liminar que suspende os efeitos da resolução que regulamenta a atividade daquela profissão. Contudo, apesar de não termos como prever os desdobramentos de cada caso, na maioria das vezes os conselhos federais conseguem reverter a decisão judicial e garantir a autonomia a atividade dos profissionais.
8As técnicas e procedimentos estéticos disponibilizados nos cursos se propõe ao tratamento de doenças ou à realização de técnicas cirúrgicas?
Não. Somente o profissional graduado em medicina pode exercer atividades e propor tratamentos para enfermidades ou realizar técnicas cirurgicas, dentro de sua área de atuação.
9Após a conclusão do curso, qual o prazo para emissão do certificado?
Após a conclusão da especialização, a certificação pela IES CGESP é emitida em até três (3) meses.
10Como realizo o pagamento das mensalidades?
As mensalidades são cobradas pelo setor financeiro até todo dia 10 ou 20 do mês, sendo emitido boleto para o pagamento e enviado para o e-mail do aluno.

Sobre o Instituto Fix

1O que é o Instituto Fix?
Fundado pelas Farmacêuticas e Biomédicas, Profª Juliana Figueiredo e Profª Márcia Lopes, o Instituto Fix tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde em altíssima qualidade em especializações de Saúde e Estética Avançada, de forma respeitosa e zeloza com paciente. As professoras se destacam no mercado da estética graças aos métodos e técnicas inovadoras, que já foram apresentadas em fóruns internacionais, realizados em parceria com a American Society of Anatomy, na universidade de Harvard, em Boston (EUA).
2Quais modalidades de ensino o Instituto Fix oferece?
Oferecemos cursos de pós-graduação e cursos livres. O curso de pós- graduação em Saúde Estética Avançada possui carga horária mínima de 360 horas, e compõe uma especialização na área da estética, abrangendo toda noção básica e avançada para avaliação, prescrição e manuseio dos aparelhos e técnicas. Os cursos livres em Estética possuem cargas horárias distintas entre 10 à 40 horas, a depender do conteúdo, e são destinados a profissionais da área da saúde que necessitam se capacitar, atualizar ou ganhar mais experiência. Além dos módulos de atualização, preparação e capacitação, o Instituto Fix investe em mais uma modalidade: a RESIDÊNCIA CLÍNICA com duração de 6 meses com prática intensiva hand's on. Uma imersão em procedimentos estéticos invasivos com abordagem em técnicas avançadas e protocolos combinados para rejuvenescimento 3D da face e também do corpo. Para os profissionais que querem ganhar mais segurança na realização da prática de invasivos, como toxina botulínica, harmonização facial com preenchedores dérmicos e implantação de fios absorvíveis, além de noção anatômica, o Instituto Fix promove, anualmente, o curso internacional de atualização de técnicas e estudo em cadáver fresco em HARVARD.
3Quais as vantagens de escolher o Instituto Fix?
O Instituto Fix se preocupa com a formação e preparação dos profissionais da área da saúde para o mercado da estética. Por isso nos comprometemos em oferecer aos alunos um ensino de excelência, ministrado por uma equipe de profissionais de vasta expertise e rigor científico, alinhados as mais novas técnicas e procedimentos estéticos de alta performance e seguindo uma metodologia inovadora e completa. Sabemos o quão importante é o contato com a prática, por isso o Instituto Fix oferece uma vivência clínica na clínica escola, onde acontecem atendimentos em pacientes modelos uma (1) vez por semana, com a orientação da professora e mentora Dra. Márcia Lopes.